Coordenador : Elisete Casotti
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389670.2199.124741.24022023
Departamento/Setor: MPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária em Saúde; média gerência e coordenadores de saúde bucal dos municípios de Niterói e Rio de Janeiro.
Objetivo
1.4.3 Objetivo Geral Formar profissionais das equipes de atenção primária, média gerência e coordenadores municipais de saúde bucal para a gestão do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde das cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Objetivos Específicos Fortalecer a rede de cuidado da atenção primária em saúde bucal dos municípios de com melhoria das ações e serviços no âmbito do SUS; Formar Equipes de Saúde Bucal preceptoras , no âmbito da Estratégia Saúde da Família, para alunos de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da UFF de Niterói. Criar uma rede colaborativa horizontal, com possibilidade de multiplicar o conhecimento e de realizar trocas de experiências no campo da gestão setorial 1.4.4 A qualificação de profissionais e gestores de setores como o da saúde, impacta positivamente na organização da rede de serviços e, imediatamente, na qualidade da atenção prestada aos usuários, aos estagiários e à comunidade. A saúde bucal, no âmbito do serviço público, está passando por um momento de reorganização dos processos de trabalho, face as imposições do cenário pandêmico e das novas diretrizes da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Promover trocas de experiências e redes de apoio entre os profissionais e gestores setoriais é uma estratégia potente para a produção de novas respostas e combate à desassistência, seja por inércia, seja por falta de ferramentas gerenciais.
Resumo
O projeto de formação de profissionais e coordenadores municipais de saúde bucal teve início em 2021, fruto de uma parceria com a Área Técnica de Saúde Bucal da SES-RJ. Cinco turmas, entre 2021 e 2022, integralizaram o processo formativo, abrangendo todas as 09 Regiões de Saúde do Estado. Em 2022, por demanda da Gerência de Ensino, Educação Permanente e Produção de Conhecimento da Fundação Estatal de Saúde de Niterói, a parceria foi estendida para a formação dos profissionais de todas as equipes de saúde bucal do Programa Médico de Família - iniciativa que incluiu também um componente referente à qualificação para a preceptoria. Para 2023, o curso manterá os três eixos estruturantes da proposta original (atenção primária em saúde ; papel das equipes de saúde bucal na APS e; gestão das ações de saúde bucal na APS) com definição conjunta dos temas prioritários em cada eixo. O público alvo serão os profissionais de saúde bucal da atenção primária, profissionais de média gerência e os coordenadores municipais de saúde bucal do Rio de Janeiro e de Niterói. Os objetivos do projeto são: formar os profissionais para a gestão do cuidado em saúde bucal nos seus municípios e; criar uma rede horizontal, com possibilidade de multiplicar o conhecimento e trocar as experiências no campo da gestão setorial e; fortalecer a preceptoria dos alunos de graduação no âmbito da rede SUS. Projeto de integração ensino-serviço, no formato de curso com carga horária de 40 horas, organizado a partir de metodologias ativas e colaborativas.